Radiação Solar Global em Portugal e a sua variabilidade, mensal e anual (Download)

O objectivo de fundo deste documento é a determinação da disponibilidade anual e variabilidade de radiação solar em Portugal. Este tipo de informação é relevante para efeitos de due diligence e financiamentos de projectos de energia solar de grande dimensão, para o utilizador comum que pretenda instalar um sistema solar (fotovoltaico, AQS, aquecimento ambiente) possa estimar a produção energética e consequentemente a viabilidade económica de qualquer sistema solar, para efeitos de verificação do correcto funcionamento de um sistema solar, etc.

Este estudo beneficia da recolha de dados de radiação solar global num plano horizontal da rede de medida do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), composta por 15 estações principais e 74 estações secundárias. Uma abordagem possível para a validação destes dados foi feita comparando os valores horários de irradiação solar global da estação de Évora do IPMA com os valores medidos na estação do ICT na Universidade de Évora [1], muito próxima da do IPMA. Detalhes serão dados em baixo.

Contudo, para o estudo da variabilidade anual de radiação solar, considerou-se que a eventual menor qualidade dos dados do IPMA [1] não é tão relevante, visto que as consequências de problemas de calibração e de procedimentos de recolha de dados, não deverão afectar substancialmente a variabilidade em torno de um valor médio, quer este seja mais ou menos fiável.

Através da análise dos dados de radiação solar da rede de medição do IPMA, Figura 1, procedeu-se ao mapeamento da disponibilidade e variabilidade anual de radiação solar global em Portugal.

[1] Eventuais problemas devido à falta de calibração dos instrumentos de medida, falhas na aquisição de dados, procedimentos de recolha de dados, avarias ou mau funcionamento de equipamentos.