WPML not installed and activated.

LCIP – Life Cycle in practice

Resumo

A utilização de estratégias de ciclo de vida – incluindo a avaliação do ciclo de vida (ACV), o ecodesign e a rotulagem ambiental – está a tornar-se uma realidade para as empresas e um desafio crescente em muitos setores da economia. As empresas enfrentam maiores exigências legais e de mercado, no sentido de melhorarem a eficiência de recursos e reduzir o impacte ambiental dos seus produtos e serviços. Para enfrentar este desafio de forma eficaz, o projeto LCiP (Life Cycle in Practice) foi concebido com o objetivo de promover a adoção de estratégias de ciclo de vida nas PME.

O projeto LCiP auxilia as PME em França, Bélgica, Portugal e Espanha a reduzir os impactes ambientais dos seus produtos e serviços ao longo de todo o seu ciclo de vida, em três setores de atividade: construção, gestão de resíduos e equipamentos para energias renováveis.

 
Participação IPES

No contexto do projecto foi proposta uma parceria com a SunOK, para a realização de um projeto de design para a sustentabilidade (DfS). O objetivo consiste na aplicação de uma metodologia e ferramentas de design para sustentabilidade (DfS) desenvolvidas pelo LNEG, conducentes a propostas de melhoria do design nas suas vertentes funcional, estética e de sustentabilidade, ao longo do ciclo de vida do produto.

O IPES propôs-se a colaborar no desenvolvimento de um novo produto da SunOk, uma nova versão do forno solar SunCook, o Suntaste. O IPES colaborou no desenvolvimento óptico e respectiva optimização, tendo posteriormente ensaiado o protótipo providenciado, realizando a caracterização térmica possível. Adicionalmente, participou na aplicação das metodologias de DfS, visando a melhoria do design do produto nas diversas vertentes.

Para mais informações sobre o novo forno solar da SunOk: http://www.sunok.eu/home/products/suntaste

 

Copyright 2020 | IPES - Instituto Português de Energia Solar