WPML not installed and activated.

IPES

O IPES – Instituto Português de Energia Solar foi criado a 31 de Janeiro de 2012. É uma organização sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento e promoção no sector da Energia Solar. Surge numa iniciativa da Universidade de Évora, através da Cátedra Energias Renováveis da qual o titular é o Prof. Manuel Collares Pereira, que é similarmente o actual Presidente do IPES.
O IPES tem sede em Évora, e para além da Universidade integra um largo espectro de empresas, outras Instituições I&D e Agências de Energia.
Évora foi a cidade escolhida para a sede do Instituto porque, para além de ser um modelo para a eficiência energética (que inclui a implementação de uma infraestrutura do tipo smart grid) está no coração da região mais ensolarada de Portugal e a sua Universidade oferece a primeira licenciatura no país em Engenharia das Energias Renováveis e o Mestrado em Engenharia da Energia Solar, com vista a ser complementada também com o grau de Doutoramento. Algumas empresas da área do solar já estão nesta região e alguns dos Projectos de demonstração da produção de energia elétrica com energia solar e tecnologias de concentração, estão também nesta região em diversos estados de desenvolvimento. Constitui-se assim de forma natural o ambiente perfeito para uma iniciativa desta natureza.
O Instituto tenciona acrescentar valor aos interesses e iniciativas dos seus associados na realização de investigação, desenvolvimento e demonstração das suas tecnologias e soluções, visando em particular a sua penetração em mercados externos (exportação). Visa também contribuir para a definição e criação de políticas adequadas para o sector. Será uma antena para os novos desenvolvimentos que ocorrem noutras partes do mundo, coadjuvando os seus associados a estabelecerem consórcios e/ou colaborações bilaterais com outras empresas ou entidades, dentro e fora de Portugal, por forma a criar um novo nicho de mercado, promissor, focado na exportação de tecnologia e soluções. Pretende também proporcionar garantia de qualidade implícita ao trabalho proposto e/ou realizado.
O Instituto pretende ainda ajudar o seus associados no acesso a fundos nacionais e internacionais, bem como a outras oportunidades de financiamento, e estar disponível para a gestão de projetos de I,D&D sempre que o Associado assim o deseje. Perspetiva também um papel na área da intervenção social promovendo e desenvolvendo projetos que visam criar o acesso generalizado à energia através da energia solar, na linha dos Objetivos do Milénio das Nações Unidas, concretizando a ideia de que este acesso é condição necessária para a redução da pobreza no Mundo. O IPES pensa sobretudo no potencial que existe nesta matéria para a intervenção dos seus associados em países como os PALOP.

 

Copyright 2018 | IPES - Instituto Português de Energia Solar